contato@grupoexattabahia.com.br
(71) 3261-3800 | 98832-8102 WhatsApp

Segurança do Trabalho

Entende-se como Segurança do Trabalho como um conjunto de ações que promovem a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes e de doenças ocupacionais. Portanto, identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para pessoas, faz parte do nosso dia a dia nas empresas.


Nossos serviços:
LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho;
Laudos de Insalubridade;
Laudos de Periculosidade;
Laudos de Ruído Externo - Conforto à Comunidade;
Análise Preliminar de Risco;
AET - Análise Ergonômica do Trabalho;
Laudo ergonômico para adequação ao Anexo I da NR-17 – Check out
Avaliação Ambiental
Avaliação ergonômica para diagnóstico e mapeamento das condições de trabalho
PPRA - Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
PPR - Programa de Proteção Respiratória
PCA - Programa de Conservação Auditiva
PCMAT - Programa Controle do Meio Ambiente do Trabalho
Programa de Gerenciamento de Riscos / Plano de Ações Emergenciais
Ordens de Serviço Funcional
Elaboração de Mapas de Riscos
Elaboração de Plano de Emergência Ambiental
CIPA
Implementação de sistema de gestão de ergonomia


 


LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Elaboramos o laudo técnico contendo avaliações qualitativas e quantitativas dos Agentes Ambientais (Químicos, Físicos e Biológicos) aos quais os trabalhadores de sua empresa têm contato. Em concomitância, propomos medidas de eliminação, neutralização ou minimização desses agentes.


O LTCAT servirá de instrumento para a elaboração do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.



Laudos de Insalubridade
Realizamos uma perícia técnica em sua empresa para avaliar se os empregados têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a Agentes Ambientais (Químicos, Físicos e Biológicos). Para tal, levamos em consideração os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas por empresa.


Emitimos o laudo em, no máximo, 30 dias após o término da perícia.



Laudos de Periculosidade

Elaboramos o laudo técnico de acordo com a NR-16, norma que regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações preventivas correspondentes.


Para a confecção do laudo, realizamos uma avaliação técnica das atividades dos funcionários e a exposição dos mesmos a produtos perigosos, para assim poder assegurar - ou não - o pagamento de adicional de periculosidade.



Laudos de Ruído Externo - Conforto à Comunidade
Para evitar que sua empresa tenha problemas judiciais, realizamos a análise dos ruídos emitidos, objetivando um convívio pacífico com a comunidade vizinha.



Análise Preliminar de Risco 
Com o intuito de prever, e assim poder prevenir, os riscos inerentes à atividade realizada em sua empresa, fazemos uma análise prévia de todo o processo de produção, passo a passo.
Para mais informações, consulte nossa equipe.



AET (Análise Ergonômica do Trabalho) e Laudo Ergonômico
Na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) de sua empresa, nossa equipe de profissionais desenvolve ações que adaptam as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando o máximo de conforto e segurança no desenvolvimento de suas atividades.


Nas condições de trabalho estão inclusos aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais; ao mobiliário; aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho. Isso sem falar na própria organização dos afazeres diários.


Para avaliar a adaptação dessas condições às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, na qual deve abordar, no mínimo, as regras estabelecidas na Norma Regulamentadora (NR-17 da Portaria nº 3751 de 23 de novembro de 1990 do Ministério do Trabalho).


A Ergonomia é parte integrante das normas regulamentadoras. Logo, cabe a ela estar articulada com as demais normas de Segurança e Medicina do Trabalho, em particular com o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO, e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.



Laudo ergonômico para adequação ao Anexo I da NR-17 – Check out
Empregadores que desenvolvem atividade comercial utilizando sistema de autosserviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista, precisam estar em conformidade com o Anexo I da NR-17, que objetiva estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho dos operadores.


Para que sua empresa atenda a todas as exigências do Anexo, nossa equipe elabora um laudo ergonômico contendo informações que visam prevenir os problemas de saúde no trabalho e aumentar a segurança.



PPRA - Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais
Encarregamo-nos de definir uma metodologia de ação capaz de garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.


O PPRA norteia a rotina do Serviço de Segurança do Trabalho de sua empresa; estabelece metas e prioridades de ações preventivas, organizadas de acordo com os riscos levantados no LTCAT; estipula as datas (prazos) para as ações supracitadas; e relata outras condições da empresa em relação ao ambiente de trabalho oferecido aos trabalhadores – sanitários, locais para descanso e refeições, etc.


 


PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Elaboramos o documento contendo todas as informações relativas ao empregado (atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração desse agente e quais exames médicos clínicos serão ou foram realizados), e dados referentes à empresa.


O PPP deve ser feito por instituições cujas atividades expõem seus empregados a agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos), ou à associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.


Não manter o documento atualizado, não fornecê-lo ao empregado, e em ocasião do encerramento do contrato de trabalho se esquecer de apresentar o comprovante de entrega da cópia ao segurado, ensejará em multa de R$ 991,03 (novecentos e noventa e um reais e três centavos), por funcionário, à empresa.


 


PPR - Programa de Proteção Respiratória
De acordo com as exigências do PPR, adequamos sua empresa à utilização dos equipamentos de proteção respiratória, para garantir um completo resguardo do trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Além disso, realizamos treinamentos para garantir o uso correto desses aparatos por parte de sua equipe.


 


PCA - Programa de Conservação Auditiva
Estamos aptos a desenvolver em sua empresa o Programa de Conservação Auditiva (PCA). Ele consiste em um conjunto de medidas técnicas e administrativas capazes de diminuir, ao longo de seu desenvolvimento, a deterioração auditiva decorrente da exposição a altos níveis de pressão sonora no trabalho.


Confira alguns dos objetivos e benefícios da realização do PCA:


Atender a legislação trabalhista e previdenciária;
Respaldar a empresa nos aspectos legais e nos processos judiciais de reclamações trabalhistas;
Obter ou manter certificações relacionadas à saúde, segurança, qualidade e ao meio ambiente;
Adequar os gastos da empresa com adicionais de insalubridade e aposentadoria especial;
Estabelecer medidas preventivas, eficazes para diagnóstico precoce e estabilização dos casos de perdas auditivas ocupacionais;
Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo os efeitos extra-auditivos relacionados à exposição aos níveis de pressão sonora elevados;
Identificar trabalhadores com problemas de ouvido e audição não relacionados ao trabalho, encaminhando-os para adequado diagnóstico, tratamento e documentação do caso.


 


PCMAT - Programa Controle do Meio Ambiente do Trabalho
Com o intuito de reduzir os acidentes e a incidência de doenças ocupacionais, ajudamos a manter sua empresa em conformidade com as exigências da NR-18, norma que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, cujo objetivo é a implementação de medidas de controle e prevenção de riscos no ambiente de trabalho.


 


Programa de Gerenciamento de Riscos / Plano de Ações Emergenciais
Formulamos e implantamos em sua empresa, medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos, bem como manter a produção operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis.



Ordens de Serviço Funcional
Nossa equipe está apta a elaborar as Ordens de Serviço Funcional de sua empresa, documento que tem por finalidade, informar o funcionário tudo sobre sua atividade fim – exemplos: direitos e deveres, riscos eminentes, horário de trabalho e descanso etc.


 


Elaboração de Mapas de Riscos
Em relação aos mapas de riscos, executamos um estudo detalhado através da análise dos processos de trabalho; fazemos um levantamento do número de trabalhadores por setor, sexo, idade, treinamentos profissionais e jornada de trabalho; identificamos instrumentos e materiais de trabalho; e elaboramos layout para os setores de sua empresa.


Os Mapas de Riscos Ambientais têm como objetivo reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde na empresa, possibilitando a participação dos trabalhadores na troca e divulgação de informações e nas atividades de prevenção.



Elaboração de Plano de Emergência Ambiental
Elaboramos e implantamos em sua empresa, um Plano de Emergência Ambiental contendo ações e procedimentos que devem ser usados em situações emergenciais, com o intuito de preveni-las e/ou suavizá-las.


A emergência ambiental é uma ameaça súbita ao meio ambiente ou à saúde pública, decorrente da liberação de alguma substância nociva ou perigosa, ou, ainda, devido a um desastre natural.


É importante para o seu negócio ter um Plano de Emergência Ambiental, porque o mesmo estabelece procedimentos formais a serem adotados em situações emergenciais; instrui os funcionários sobre os problemas ambientais que suas tarefas podem desencadear; e, no geral, previne danos materiais e ambientais.



CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um conjunto de medidas que visam observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, além de solicitar ações que eliminem os riscos existentes.


Portanto, o nosso trabalho consiste em analisar os acidentes ocorridos e encaminhar o resultado para os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador, acompanhado de medidas que previnam acidentes semelhantes e orientações quanto à prevenção dos mesmos.


Nossos serviços:
Constituir a CIPA e o registro junto ao Ministério do Trabalho;
Eleição Anual;
Reuniões mensais, registradas através de atas;
Treinamento dos membros da CIPA, através de cursos.